Dicas de como escolher o tapete ideal para seu espaço.

O tapete é um acessório indispensável para quem pretende incrementar a decoração do seu espaço. Além de deixar o ambiente mais confortável, ele leva alegria e personalidade sem precisar de muitos recursos. Por isso, dedicamos esse post com dicas de como escolher o tapete ideal para seu espaço, em harmonia com a decoração do ambiente.

Vale lembrar que a escolha do tapete é um dos últimos itens em um projeto, já que os móveis são as peças essenciais para a compra do tapete. Caso você já possua um tapete em especial, procure começar a partir dele através de cartela de cores. Os tapetes vão bem em qualquer piso podendo ser frio ou de madeira. E hoje com as salas integradas podemos utilizar mais de um tapete no mesmo espaço, lembrando de procurar escolher a mesma tonalidade de cores ou algo que remete a combinação entre eles.

Existem 4 pontos que merecem atenção no momento de escolher o tapete ideal para a sala, confira todos eles abaixo:

Tamanho do espaço

Primeiramente é indispensável verificar o tamanho do cômodo para a partir disso observar como a peça se encaixa no local. O tapete geralmente fica na parte central do espaço, por isso procure sempre um tamanho maior para que ele fique preso embaixo dos móveis, evitando acidentes. No caso da sala de estar que é onde ele é mais utilizado, também é uma forma de integrar com os outros itens: mesa central, mesa lateral, abajur com pé, poltronas, vasos e outros itens.

Depois de analisar o formato da sua sala e a proposta que pretende seguir, você pode escolher o formato dele: pode ser retangular, redondo ou quadrado. Qualquer um dos três possui um resultado final incrível. Os tapetes redondos são ideais para destacar um objeto, podendo ser até a mesa central ou uma luminária de chão.

Estilo da decoração

Definido o estilo do ambiente, é possível escolher infinitos modelos e estampas. Para quem possui um estilo moderno e jovial, o ideal é ousar com a escolha de tapetes geométricos com cores ou tonalidades inversas (preto e branco, vermelho e azul, amarelo e rosa…). Já no estilo clássico, o ideal é escolher um tapete de lã de algodão e se for uma sala formal, os tapetes persas não saem da moda. Se não quiser errar, invista em um tapete felpudo, ele pode se adaptar bem em qualquer sala, deixando o visual bonito.

Cores

As cores podem depender do tamanho espaço. Os tons escuros sempre diminuem o ambiente, invista neles caso tenha uma sala ampla e moderna. Os coloridos ficam bem para quem possui um sofá neutro no qual o tapete não destoe muito na composição, lembrando que sempre um toque de cor leva vida ao ambiente. As cores neutras como: bege, branco e cinza fazem o trio perfeito para qualquer tipo de sala de estar.

Material

Os tapetes podem ser feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. Os tapetes de lã são mais duráveis e macios, costumam ser de alta qualidade e consequentemente mais caros. Possuem ainda uma grande variedade de cores pois a lã aceita bem a tintura, largamente utilizada na tapeçaria. Se quiser uma opção mais barata, o acrílico imita muito bem a textura, porem sua durabilidade é inferior. Já os tapetes de poliéster são os famosos felpudos e brilhantes, muito utilizados em salas de TV. Para quem possui algum tipo de alergia, o recomendado é optar pelo couro ou fibras sintéticas, que são mais em conta que a primeira opção. Vale também sobrepor um tapete no outro!

A última dica para deixar o tapete funcional no dia a dia é colocar uma fita adesiva antiderrapante embaixo dele. Isso faz com que ele se fixe no chão, além de mantê-lo na posição correta evitando o seu reposicionamento no dia a dia.

Uma maneira simples de escolher entre os tipos de tapete é combinar a peça com as almofadas. Esse truque ajuda a deixar o ambiente mais harmonioso e com cores coordenadas.

Agora que você já conhece mais sobre os tipos de tapete, deixe sua criatividade solta para escolher os melhores modelos para sua casa! Aproveite, curta e compartilhe para ficar sempre por dentro das novidades.