Hall de entrada, porque é tão importante na redução do risco de contágio?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é o isolamento social, nos proporcionando ficar mais tempo em casa, o uso do espaço do hall de entrada é de suma importância e nos ajudar a diminuir o risco de contágio e transmissão dessa doença.

 

Não entrar de sapato em casa

 

As pantufas, ou chinelos já são um hábito milenar dos japoneses de tirar os sapatos logo ao entrarem.  Evitando trazer sujeiras da rua para seu lar, um gesto simples que reduz em até 85% a quantidade de poeira, toxinas e sujeitas diariamente. Após a troca dos sapatos externos pelos internos, é necessário levá-los sempre nas mãos até seu lugar de destino, podendo ser limpos e armazenados em um local de quarentena de 24h, pode ser uma sapateira na área de serviço. Higienizar as mãos após este momento é sempre uma boa pedida.

 

Álcool gel logo na entrada

Hall de entrada pode ser um ambiente bem simples, porém eficaz, desde que podemos colocar, um aparador, uma prateleira ou até mesmo um nicho que possamos colocar um recipiente de álcool gel o mais próximo possível da porta por onde entramos com mais frequência em casa. Isso facilita o hábito de desinfetar as mãos e a maçaneta da porta, logo que chegamos da rua, evitando levar contaminação para os outros ambientes.

Caso tenha o lavabo próximo, pode-se criar o hábito de as mãos assim que se entra em casa, antes de tocar qualquer coisa.

 

Roupa suja

O ideal é chegar em casa, tirar o sapato, higienizar as mãos e a maçaneta e dar um jeito de tirar logo a roupa que veio da rua. Mesmo que não vá lavar algumas peças, deixe-as tomando um ar na área de serviço por pelo menos 24h.

Criar o hábito de tirar a roupa assim que se chega da rua e sempre deixá-la em um ambiente adequado é fundamental para diminuir o risco de espalhar a contaminação pela casa.

Nem pensar em chegar em casa, se jogar no sofá da sala e ligar a TV, WhatsApp e Instagram, tudo ao mesmo tempo, para poder descansar do dia de labuta. Ou pior ainda, deitar na cama, com a roupa que veio da rua.

 

Hora do Banho

Como você já chegou em casa tirando o sapato, higienizando as mãos e maçaneta, tirando a roupa e colocando-a em um local adequado, chegou o momento de tomar seu banho imediatamente.

E porque não tornar essa hora de pura descontração, afinal, sim, a hora do banho mudou!

 

Ventilação Natural

Induzir a circulação de ar, através da ventilação cruzada, renova o ar do ambiente naturalmente, sendo o remédio mais eficaz contra a estagnação. O ar condicionado, apesar de gerar um conforto, pode ser na verdade um grande vilão desse processo pois, por trás da falsa sensação de segurança, criada pelo ar fresquinho, pode estar escondendo um ar viciado e contaminado. Grande parte desses equipamentos trabalham com a recirculação do ar do próprio ambiente, e poucos têm seus filtros limpos ou substituídos semestralmente. Vale também para o carro, coloque sempre o ar circular aquele que vem da rua não o mesmo dentro do carro, se possível abra a janela.

 

Iluminação natural

A imunidade é afetada com ambientes escuros, nos deixando mais tristes e menos resistentes as doenças, em contrapartida os ambientes bem iluminados têm a capacidade de manter nosso astral mais elevado.

Abrir as janelas e cortinas, deixar a luz do sol entrar, a claridade adequada, principalmente natural é fundamental para nossa saúde e de nossa casa também.

 

Ambientes Úmidos

Os vírus sobrevivem por mais tempo em ambientes úmidos e mofados. O mofo ataca diretamente o sistema respiratório, e neste momento precisamos estar mais resistentes a esse vírus que nos permeia, a ventilação natural, luz do Sol e eliminar infiltrações ajudam a diminuir a umidade e mofo. principal causador da renite alérgica e baixa na imunidade.

 

E se o vírus já chegou?

Se o coronavírus chegou em sua casa, se instalou em seu organismo e os médicos orientaram a fazer quarentena domiciliar, nesse caso o negócio é ficar dentro de casa. Caso haja uma suíte na sua residência, esse será o melhor lugar para deixar a pessoa infectada, pois ali ela poderá resolver todas as suas questões vitais, sem precisar ficar frequentando outros ambientes da casa: descansar, higienizar-se, responder aos chamados fisiológicos e entreter-se.

Fazer um curso on-line, estudar, trabalhar, ou até mesmo assistir filme e quem sabe maratonar no  Netflix, até no WhatsApp e Instagram vale extrapolar, afinal precisa se ocupar neste tempo, meditar, relaxar que vai passar…

 

Estamos em tempos de mudanças e não se iluda que tudo vai voltar ao normal, acredite, tudo vai ser diferente, e o novo normal já esta nos dias atuais, agora é criar uma rotina segura e se proteger e resguardar as pessoas queridas que convivem com você. Proteja-se, previne-se e se for o caso supere-se!!!

 

Espero de coração ter ajudado com este post, e me conta aew, quais dicas que você mais gostou, e quais adotou para seu cotidiano????

 

Um abração e até mais…