Psicologia das cores é algo real e deve ser levado a sério. As cores de determinados elementos tem diferentes impactos, dependendo da pessoa, e também influenciam no comportamento humano.

O uso das cores nos ambientes, é algo muito bem pensado. Desde o briefing com o cliente, relacionando as cores de sua preferência e as que não suporta, pois é importante saber o que lhe agrada e o que não, para que possamos ser assertivos em nossa proposta. O momento em que está vivenciando é fundamental para determinar que cores  a serem propostas no projeto. Vamos repassar seus significados das cores, dentro da nossa cultura:

  • vermelho: paixão, força, sensualidade, perigo (remete ao fogo);
  • laranja: movimento, criatividade, otimismo, juventude;
  • amarelo: energia, alegria, humor (remete ao sol);
  • verde: equilíbrio, saúde, esperança (remete à natureza);
  • azul: tranquilidade, calma, honestidade (remete à água);
  • roxo: intuição, melancolia;
  • rosa: feminilidade, romantismo, inocência;
  • marrom: estabilidade, solidez, materialismo (remete à terra);
  • cinza: tédio, velhice, respeito;
  • preto: poder, sofisticação, elegância, maldade, morte;
  • branco: pureza, limpeza, paz, respeito.

Vale lembrar: a combinação entre as cores pode mudar todos esses significados. Se você misturar verde e amarelo, por exemplo, a primeira sensação que você vai causar é de brasilidade, caso esteja lidando com um público brasileiro.

A base que utilizamos é o “círculo cromático” onde através dele combinamos as cores e trabalhamos as composições pré estabelecidas que chamamos de:

 

  • Primárias: geralmente utilizada em espaços infantis;
  • Análogas: quando queremos trabalhar uma cor em diversas tonalidades;
  • Secundárias: ambientes com três tipos de cores que se inteligam entre si;
  • Complementares: duas cores que se complementam e que trazem equilíbrio utilizadas juntas;
  • Intermediárias: ambientes mais coloridos, alegres com 6 cores em harmonia.

Por que é importante conhecer a influência das cores no design?

A psicologia das cores pode ser aplicada em diferentes áreas. Nas UTIs dos hospitais, por exemplo, a harmonia das cores é relevante para amenizar, tanto consciente quanto inconscientemente, o estresse dos pacientes e dos profissionais que ali trabalham.

Com esse exemplo, você já percebe a importância das cores para o estado emocional e psicológico das pessoas. Portanto, em um projeto de design, em qualquer uma das suas áreas (gráficoweb design, de produto, de interiores etc.), também afetam o comportamento dos consumidores.

A cor funciona como uma mensagem silenciosa.

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