School accessories are laid out in the form of a rainbow. Line, row on a white background.

A tendência consiste em estruturar, de forma diferenciada, os ambientes de lugares, negócios e eventos para entregar uma experiência completa para quem adora fotografar e compartilhar os cliques com os amigos e seguidores no Instagram.

https://youtu.be/um2x5NsEAfM
Onde o marketing e a arte se encontram!!
Inspiradas em exposições interativas, marcas usam cenários elaborados para oferecer ao público novas experiências.

A popularização do Instagram deu vida a um novo cenário de valorização visual. Os “instagrammers” se preocupam em compartilhar suas experiências de vida na rede social, exibindo lugares e composições agradáveis ao olhar por meio de fotografias que chamam a atenção do público. E, muito além do feed, o novo comportamento tem dado lugar à tendência de “espaços instagramáveis” no mundo real.

Os espaços instagramáveis valorizam a composição estética do ambiente, aplicando cores e objetos que dialogam bem com o propósito do lugar e que ajudam a aprimorar o relacionamento com o público.

Ambientes instagramáveis, levam ao encantamento, à paixão de estar ali naquele lugar. Eles impactam o coração. E você não consegue sair dali sem que tenha tirado pelo menos umas 5 fotos.

Esses ambientes te prendem, te conquistam…

Mas e o que acontece depois disso?

Você se apaixona pela marca, pela forma que ela tenta te agradar, pelo jeito que ela encontrou de gerar uma experiência única no ponto de venda.

E aí imediatamente você abre seu Instagram e faz o quê? POSTA. Mas não contente, você compartilha com os amigos, marca o perfil da loja que te proporcionou esse momento e ainda deixa uma descrição incrível de paixão e agradecimento.

O museu Of Ice Cream é um dos ícones mais famosos quando falamos em ambientes instagramáveis. Tem como tema principal o sorvete e se tornou conhecido pelos ambientes coloridos e mega atrativos.

A atração já passou por cidades como Nova York, Los Angeles e Miami, e atualmente está localizada em San Francisco, Califórnia. Com arte, design e inovação, são muitas instalações diferenciadas, como esculturas de picolés e piscina com 100 milhões de granulados artificiais. Com certeza um ambiente perfeito para tirar fotos perfeitas.

O Hotel Waikiki, sediado no Havai, foi projetado para ser o mais instagramável possível e, com isso, gerar publicidade a seu favor.

Através de espaços e produtos instagramáveis as marcas comunicam uma mensagem que deve traduzir não apenas um tema da moda, mas sim a sua essência, o seu propósito, sua história, tornando-se, portanto, relevante na construção do relacionamento com o público.

Se essa é uma onda (hype) ou uma tendência (trend) de ciclo mais alongado, não sabemos. O importante é entender a pertinência dessa ação para o seu negócio e agir rapidamente, enquanto ela ainda faz sentido.

Na essência de um bom projeto comercial (store design) todos os espaços deveriam ser instagramáveis, porém a base do visual merchandising sempre nos lembra que é preciso encontrar equilíbrio entre a estética e a funcionalidade da operação, daí a necessidade de alocar ambientes (e produtos) instagramáveis de forma pontual.

Instagramável e a era da influência 

A possibilidade de contar histórias e compartilhar momentos com as fotos publicadas no Instagram tem feito com que a rede social ganhe cada vez mais destaque no Brasil — e no mundo.

Mais de 50 milhões de contas estão ativas e revelam o potencial da rede social. Por isso, entre os usuários, nascem influencers capazes de ditar tendências, direcionar estilos de vida e dar espaço a novas relações de consumo.

A partir daí, a preocupação com fotos de qualidade, estrategicamente pensadas, dá lugar a feeds totalmente planejados para encantar outras pessoas.  E isso afeta a forma como os usuários se relacionam com sua rede de contatos, consomem produtos ou, até mesmo, planejam a próxima viagem.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada dois anos atrás pela Schofields já apontava que pelo menos 40% dos instagrammers com idade até 33 anos escolhem seu destino de viagem avaliando o quão instagramável ele pode ser.

Tudo para aumentar a popularidade na rede. E para atrair esse público tão preocupado com a estética do feed, algumas condições são priorizadas na hora de compor os espaços instagramáveis, como ajuste de iluminação para garantir boas fotos, uso de elementos que garantem que as fotografias possam ser feitas em qualquer ângulo do ambiente e o reforço das características da marca nas estruturas e produtos, a exemplo de cafés como a multinacional Starbucks ou a curitibana Orna Café, que envolvem o público em um relacionamento fiel com as marcas por meio da promoção de um estilo de vida através do branding.

Papelarias têm um ponto positivo: as pessoas gostam de passar um tempo analisando os produtos, vendo as variedades, e não apenas chegam e compram o que precisam tem uma boa aceitação. Isso faz com que os produtos instagramáveis também tenham uma boa aceitação.

O bom e velho marketing de indicação também entra em questão nessa nova tendência. Se, antes, uma pessoa poderia influenciar outros dez amigos ou conhecidos ao indicar um produto ou serviço, hoje, ela pode influenciar muito mais pessoas pelas redes sociais, com fotos de qualidade e marcação do local em que o registro foi feito.

Primeiro, o desejo de registrar e, então, o de engajar, que tem como consequência incentivar que novos usuários se interessem, curtam e sigam a conta. No caso do lojista, a ação pode levar a marca a aumentar as visitas tanto nos seus espaços reais como nos virtuais.

O principal objetivo da ação de marketing é a experiência do usuário. A cada dia mais, o que o consumidor busca em uma marca é se conectar através de uma experiência positiva. Mas como fazer isso? Na prática, uma boa iluminação para captação da imagem e um espaço com tonalidades de cores e variações de formas são elementos importantes para um ambiente ser considerado instagramável. Frases de efeito e motivacionais, que tenham relação com o negócio ou com a missão da empresa, autenticidade e criatividade, também são essenciais para o cenário de uma bela foto para o feed do Instagram.

Mas ambiente instagramável não é apenas um lugar bonito para fazer muitos “flashs”…

Um ambiente de acordo com a mensagem que a marca quer passar, e alinhado ao perfil do público a ser atingido.

Imagina você que ama make, um ambiente intenso, cheio de fofuras, em que cada cantinho vale um clique perfeito?!! Muitos espelhos, bocas coloridas, pinceis gigantes, bolas, molduras para fotos, frases impactantes relacionadas ao seu nicho…

Seria bacana, não?

Sua cliente iria gostar de um ambiente assim ao chegar para ser maquiada?

Com certeza! Ela iria querer tirar foto em cada cantinho, principalmente depois da make pronta.

E ela compartilharia em suas redes assim, num estalar de dedos. Marcaria seu perfil, indicaria a todos, e falaria do ambiente agradável e impactante em que foi maquiada.

E você poderia inclusive melhorar essa “propaganda” criando uma hashtag espacial para essas fotos. Não seria incrível?

Locais bem planejados, com cenários incríveis para as fotos e diferentes da arquitetura comum das lojas e outros tipos de negócio acabam atraindo muito mais visitas e alcançam bons índices de venda.

Apesar do foco desse post ser te mostrar que um ambiente instagramável tem o objetivo de levar as pessoas a sentirem vontade de fotografar.

Se você estiver pensando em fazer um ambiente instagramável no seu ponto de venda, ou no seu escritório, até mesmo em casa, como este período é onde mais precisamos estar, lembre-se que nem todos os clientes e visitantes terão uma câmera de última geração, e pense na ILUMINAÇÃO DO AMBIENTE. 

Não adianta nada fazer uma decoração linda, maravilhosa, para as pessoas fotografarem, se a iluminação não estiver favorável para fotos.

Espero que tenha gostado do assunto, e não esqueça de compartilhar com seus amigos. Beijos!